Quando se trata de resfriar e condicionar o ar em sua casa, você deseja obter o ar condicionado mais eficiente, ecológico e econômico. Assim garantindo que você e seus entes queridos vivam com conforto e respirem ar puro e de qualidade. E é ai que entra o ar condicionado inverter!
A tecnologia inverter usada no ar condicionado foi desenvolvida na década de 1980 e é a tecnologia de refrigeração mais eficiente disponível no mercado hoje.
O ar condicionado inverter é silencioso, econômico e mantém seu ambiente no clima certo! Além disso, a sua tecnologia proporciona até 70% de economia em relação aos aparelhos convencionais, pois a tecnologia inverter ajuda a atingir a temperatura mais rapidamente, mantendo ela estabilizada.
O que é um Ar Condicionado Inverter?
A principal diferença entre um ar condicionado inverter e um não inverter é que o modelo com a tecnologia inverter pode regular a velocidade de seu motor compressor. Uma vez que a sala está fria, o ar condicionado inverter reduz a velocidade do motor para economizar a energia e o gás refrigerante usados para resfriar o ar.
Em comparação, os motores não inverter funcionam apenas em velocidade total ou param. O motor funciona em velocidade total, mas desliga quando a temperatura ambiente cai para o nível desejado. Esse processo repetido de liga e desliga pode fazer barulho desnecessário e usar mais energia.
O ar condicionado inverter costuma ter um preço mais elevado em relação ao modelo convencional, porém os modelos inverter apresentam um ótimo custo-benefício considerando que são muito econômicos!
Como funciona Ar Condicionado Inverter?
A tecnologia inverter regula o fluxo de energia do sistema, alterando a velocidade do compressor, assim os aparelhos não sofrem oscilações de temperaturas, já que o compressor se mantém ligado. Sendo assim, o compressor inverter trabalha de forma mais eficiente, sem o “liga e desliga” dos compressores comuns, evitando picos e gasto desnecessário de energia.
O motor compressor do aparelho com a tecnologia inverter fica o tempo todo ligado, porém numa potência menor, sem ter que realizar um gasto de energia maior cada vez que a temperatura oscila. Desta forma irá reduzir o consumo de energia quando se detecta que o ambiente precisa de menos refrigeração ou aquecimento.
Nos modelos tradicionais de ar-condicionado, o ventilador absorve o ar do ambiente e depois o compressor, com as serpentinas e gás refrigerante, resfria o ar e o devolve ao ambiente. Cada vez que o ar entra e sai, o termostato mede a temperatura e desliga o compressor quando a temperatura selecionada é atingida, e o religa quando a temperatura muda.
- Compressor Inverter: trabalha em velocidade máxima e com maior rapidez atinge a temperatura desejada. Depois ajusta automaticamente a velocidade e mantém a flutuação de temperatura praticamente estável, assim resultando em maior conforto e economia.
- Compressor Convencional: necessário algum tempo para atingir temperatura desejada, liga e desliga completamente o compressor quando existe uma diferença na temperatura programada. E assim gera um maior consumo de energia, ruídos no ambiente interno e externo, e também um certo desconforto térmico.
Benefícios do Ar Condicionado Inverter
Baixo nível de ruído
Como o aparelho não precisa ficar ligando e desligando, isso torna o compressor muito mais silencioso durante o seu funcionamento.
Economia
O aparelho com a tecnologia inverter pode proporcionar até 70% de economia em relação aos aparelhos convencionais, pois a tecnologia inverter ajuda a atingir a temperatura mais rapidamente e assim mantendo ela estabilizada.
Maior durabilidade
O compressor funciona de forma mais inteligente, o que garante um menor desgaste. Além disso, algumas marcas oferecem garantia de até 10 anos no compressor Digital Inverter.
Favorece o meio ambiente
O compressor inverter usa o gás R410a, que é conhecido como gás ecológico, pois não prejudica a camada de ozônio.
Quais são os Melhores Modelos de Ar Condicionado Inverter?
Existem diversos modelos, marcas e características distintas de ar condicionado inverter, sendo assim, é quase impossível dizer qual é o melhor, pois isso vai depender de qual é a sua necessidade.
DICA: Embora o custo do investimento para a compra de um modelo inverter possa ser mais alto; é um modelo com ótimo custo-benefício que vai te oferecer eficiência, qualidade e economia a longo prazo.