A TV OLED produz uma das melhores qualidades de imagem de tecnologia de exibição. Curioso para saber o que os torna diferentes? Você veio ao lugar certo.
Todas as televisões modernas usam uma das duas tecnologias básicas de exibição: LCD e OLED. A grande maioria é de LCD e apenas algumas TVs mais recentes da LG e da Sony são OLED. Embora o LCD possa ser a regra, as TVs OLED oferecem melhor qualidade de imagem em geral, porém por um preço mais alto.
Você deve ter ouvido falar sobre TV OLED quando se trata de telas de telefones celulares. Os modelos top de linha da Apple, Samsung, Google e outros usam telas OLED. É semelhante, embora não exatamente igual, à tecnologia OLED encontrada nas TVs.
Como Funciona a Tecnologia OLED
OLED significa diodo orgânico emissor de luz. Cada pixel em uma tela OLED é feito de um material que brilha quando você o golpeia com eletricidade. Mais ou menos como os elementos de aquecimento de uma torradeira, mas com menos calor e melhor resolução.
Esse efeito é chamado de eletroluminescência, que é uma daquelas palavras encantadoras que é grande, mas na verdade faz sentido: “eletro” para eletricidade, “lumin” para luz e “escence” para, bem, basicamente “essência”.
Qual é a parte “orgânica”? Os materiais eletroluminescentes específicos usados em telas OLED são compostos orgânicos, o que significa que eles contêm carbono mais alguns outros ingredientes. Cada cor requer um composto orgânico diferente (embora essas não sejam necessariamente as cores que você vê na TV – mais sobre isso depois).
O que isso significa é que cada minúsculo pixel OLED na tela cria luz dependendo da quantidade de corrente elétrica que você envia. Muita corrente, muita luz. Sem corrente, sem luz. E essa é a chave para a excelente qualidade de imagem do OLED.
Contraste Infinito. O contraste da TV OLED é infinitamente melhor!

O mesmo conteúdo pode ter aparência diferente dependendo da tecnologia de exibição da TV. A TV OLED têm pixels auto iluminados que são ativados e desativados para gerar contraste perfeito e preto infinito.
As TVs LED e Mini LED usam luzes de fundo que não são auto emissivas. Isso significa que elas não conseguem criar um preto perfeito e podem sofrer o efeito halo. Pixels auto iluminados não têm esse problema, pois não há vazamento de luz e nem halo. Assim, você obtém preto perfeito e uma melhor qualidade de imagem.
TV OLED possibilita muito mais com Pixels auto iluminados!
A tecnologia de pixels auto iluminados permite que a TV OLED seja ultrafina e tenham imagens perfeitas. Em contrapartida, as TVs LED e Mini LED usam luzes de fundo combinadas com várias outras camadas de tela, o que afeta a espessura do painel e a qualidade da imagem.
As luzes de fundo também criam o efeito halo e impedem as TVs de exibir o preto perfeito. Não importa quantas ou quão pequenas sejam as luzes de fundo, a tv LED não é páreo para a tv OLED.
Os pixels auto iluminados conseguem mostrar a mais pequenina estrela num céu extremamente escuro com absoluta precisão e qualidade.
As cores da TV OLED são verdadeiramente genuínas!
As TVs OLED não exibem apenas um preto perfeito, mas também cores genuínas. A Intertek, uma agência global de testes sediada no Reino Unido, certificou que os monitores LG OLED têm 100% de fidelidade de cor.
Isso significa que as cores na tela são praticamente iguais às da imagem original. As TVs LED simplesmente não conseguem igualar esse nível de reprodução de cores.
O que alegam as Propagandas das TVS OLED?
O marketing de TV OLED frequentemente alega taxas de contraste “infinitas” e, embora isso possa soar como um exagero típico de propagandas, esse é um dos casos extremamente raros em que tais afirmações são realmente verdadeiras.
Como o OLED pode produzir um preto perfeito, sem emitir luz, sua taxa de contraste (expressa como o branco mais brilhante dividido pelo preto mais escuro) é tecnicamente infinita. E a relação de contraste é sem dúvida o aspecto mais importante da qualidade da imagem.
Destaques da TV OLED
- Não é tão brilhante quanto a maioria dos LCDs.
- Extremamente preto escuro.
- Melhor relação de contraste de qualquer tipo de display atual.
- Proporcionam detalhes consistentes mesmo nas imagens mais escuras.
Qual é a Diferença entre TV OLED e LCD?
OLED é a única tecnologia capaz de produzir pretos absolutos e brancos extremamente brilhantes por pixel. O LCD definitivamente não pode fazer isso, e mesmo o alardeado, amado e falecido plasma não poderia fazer pretos absolutos.
Por que o LCD não pode fazer isso? O cristal líquido que transforma um LCD em LCD apenas bloqueia a luz criada por sua luz de fundo. É como colocar óculos de sol na frente de uma vela. Mesmo os melhores LCDs não podem bloquear completamente toda a luz, então, para obter aqueles tons pretos de cinema, você tem que diminuir a luz de fundo (a “vela” nesta analogia).
Na maioria dos LCDs, a luz de fundo inteira funciona como uma, escurecendo a tela inteira (se houver). Os LCDs LED com dimerização local são muito melhores, mas ainda assim apenas escurecem e iluminam “zonas” relativamente grandes da tela de forma independente.
Com TVs OLED, o “escurecimento” opera em uma base por pixel. Portanto, embora os melhores LCDs LED de escurecimento local possam ter algumas dezenas, algumas centenas ou até 1.000 zonas de escurecimento na tela, uma TV OLED 4K tem mais de 8 milhões – um para cada pixel. Nenhum LCD tem tanto controle sobre o brilho de cada pixel quanto uma TV OLED.
No entanto, o OLED não tem a saída de luz extrema das melhores TVs LCD da geração atual. Eles ainda são muito brilhantes e têm pretos melhores para uma melhor relação de contraste, mas em uma sala bem iluminada ou sob a luz direta do sol, você poderá ver um LCD melhor.
Por causa dessa melhor relação de contraste, na maioria das outras situações, ou em uma sala com cortinas, programas de TV e filmes, tudo de definição padrão a alta definição 4K com faixa dinâmica alta, tudo realmente aparece.
